O que é a meditação
mindfulness?

Mindfulness, ou Atenção Plena, é um estado de atenção ao momento presente, de forma intencional e sem julgamento.

 

Assim o define John Kabat-Zinn, cientista, médico e professor de medicina, conhecido pelo seu compromisso em tornar o mindfulness um aliado da medicina e uma prática comum na sociedade.

 

Mindfulness também pode ser definido como um treino mental utilizado para manter a atenção no momento presente.

 

Este hábito é necessário dado que, não treinada, a mente pensa incessantemente no passado ou no futuro o que pode despoletar preocupação, ansiedade, stress, distração, irritabilidade, entre outros sintomas.

 

Mindfulness surge como uma solução possível para quem se depara com questões como estas.

 

Apresenta uma base muito sólida de resultados cientificamente comprovados e é independente de qualquer religião, mesmo sendo baseado em práticas de meditação seculares e em exercícios de respiração.

Como pode ajudá-lo?

Existem estudos científicos que demonstram que o mindfulness tem resultados comprovados em diversas áreas. Abaixo apresentamos alguns deles. É conveniente salientar, ainda assim, que os resultados de mindfulness estão directamente associados à sua prática regular.

PAZ INTERIOR

Mindfulness tem resultados cientificamente comprovados na:

  • Redução do Stress
  • Redução da Ansiedade
  • Redução da Irritabilidade
  • Redução da Agressividade
  • Redução da Fadiga/Cansaço
  • Redução da Agitação mental/Preocupação
  • Distanciamento de pensamentos “negativos”
  • Superação de Fobias
  • Superação de ataques de pânico

Contribuindo assim para um maior sentimento de maior satisfação com a vida, paz interior e felicidade.

VIVER NO PRESENTE

Estar mais presente ao momento, aqui e agora.

 
 
 
 
 
 
 
 

SAÚDE

Mindfulness tem também uma base científica muito sólida na:

  • Redução de dor crónica
  • Redução de Sindrome do cólon irritável
  • Redução da Psoríase
  • Redução de Diabetes
  • Redução de Enxaqueca
  • Redução de Hipertensão
  • Melhoria do sistema imunitário
  • Superação de Depressão
  • Superação de Dependências

 

Contribuindo para um maior sentimento bem estar físico.

PRODUTIVIDADE

Mindfulness tem resultados cientificamente comprovados no:

  • Aumento da capacidade de Foco
  • Aumento da capacidade de Concentração
  • Aumento da Clareza Mental (clareza de pensamento)

A nível empresarial estes benefícios refletem-se num aumento da produtividade e a nível pessoal numa satisfação por conseguir desfrutar mais do momento presente tal como ele é.

Para conhecer estudos científicos que comprovam os resultados de mindfulness visite a nossa seção sobre Estudos de Mindfulness e a Ansiedade e Mindfulness e o Stress .

 

Se gostava de experimentar mindfulness, sugerimos:

O curso “Introdução à meditação mindfulness, um curso pensado para quem procura obter as bases de mindfulness de forma experiencial e num curto espaço de tempo.

O “Programa de 8 semanas – MBSR”, de caráter mais intensivo, pensado para quem gostava de aprofundar os seus conhecimentos, explorando todo o potencial que mindfulness tem para oferecer.